Interculturalidade? Fantasmas, fantasias e funcionalismos
PDF Redalyc (ES)
JSTOR (ES)



Palavras-chave

interculturalidad
pedagogía
pedagogía crítica


Como Citar

Walsh, C. . (2014). Interculturalidade? Fantasmas, fantasias e funcionalismos. Revista nuestrAmérica, 2(4), 17–30. Recuperado de https://nuestramerica.cl/ojs/index.php/nuestramerica/article/view/e48697830

Outros links deste artigo em repositórios externos


Plaudit

Resumo

A interculturalidade no Equador sempre foi um conceito em disputa e contenção. Desde sua proposição como princípio ideológico e político na década de 90 pela Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador-CONAIE, até sua incorporação como política do estado (mais notavelmente na Constituição de 1998), o próprio sentido do termo, assim como o propósito de seu projeto, estiveram em tensão e questão. A Constituição de 2008 e sua nomeação do Estado Plurinacional e Intercultural pareceriam introduzir um novo momento de anuência voltado para a transformação social das estruturas e instituições, ou seja, para o projeto implementado do que a CONAIE propunha há mais de duas décadas para o conjunto dos equatorianos. No entanto, hoje o cenário político está tomando outro rumo, sustentando um projeto de interculturalidade realmente preocupante e desalentador.

PDF Redalyc (ES)
JSTOR (ES)


Referências

Bayón, Manuel. 2013. La urbanización de la Amazonía como estrategia continua de la acumulación por despojo capitalista-extractiva, recuperado de http://www.laciudadviva.org/blogs/?p=20229

Beverley, John. 2013. El ultraizquierdismo: Enfermedad infantil de la academia, alter/nativas, 1:1-9.

Colby, Gerard. 1995. Thy Will Be Done. The Conquest of the Amazon: Nelson Rockefeller and Evangelism in the Age of Oil, Nueva York: Harper Collins.

Esteva, Gustavo. 2014. Nuevas formas de revolución. Notas para aprender de las luchas del EZLN y de la APPO, Oaxaca: El Rebozo.

Figueroa, José Antonio. 2014. “Etnicidad, esencialismos de izquierda y democracia radical,” ponencia presentada en IAEN, 02 de diciembre 2014.

Juncosa, José. 2014. La educación formal y la educación superior en el territorio shuar: de la implantación a la apropiación, presentación de avance de la tesis doctoral: La educación superior en el pueblo shuar. Epistemologías y metodologías en disputa, Universidad Andina Simón Bolívar.

Pacari Bacacela, Sisa. 2014. Etnocidio cultural desde el Estado, Diario El Universo, recuperado de http://www.une.org.ec/~une/index.php/2012-07-08-04-19-37/2012-07-08-04-26-21/2012-07-11-23-41-10/465-etnocidio-cultural-desde-el-estado

Santos, Boaventura de Sousa. 2009. Una epistemología del Sur, Buenos Aires: Siglo XXI / CLACSO.

Torres, Rosa María. 2013. Adiós a la educación comunitaria y alternativa, recuperado de http://otra-educacion.blogspot.com/2013/10/ecuador-adios-la-educacion- comunitaria.html

Torres, Rosa María. 2013. Adiós a la educación comunitaria y alternativa, Línea de fuego, Recuperado de http://lalineadefuego.info/2013/11/14/adios-a-la-educacion-comunitaria- y-alternativa-por-rosa-maria-torres/

Villavicencio, Arturo. 2013. ¿Hacia dónde va el proyecto universitario de la Revolución Ciudadana?, en El correísmo al desnudo, 216-32, Quito: Montecristi vive

Walsh, Catherine. 2009. Interculturalidad, Estado, Sociedad. Luchas (de)coloniales de nuestra época, Quito: UASB/Ediciones Abya Yala.

Walsh, Catherine. 1994. El desarrollo sociopolítico de la educación intercultural bilingüe en el Ecuador, Pueblos indígenas y educación 31-2: 99-164.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Catherine Walsh