Formação da biocolonialidade do poder na América Latina
PDF (ES)
HTML (ES)



Palavras-chave

biocolonialidade
racionalidade de governo
biopolítica
modernidade
colonialidade


Como Citar

Tello, A. M. (2024). Formação da biocolonialidade do poder na América Latina. Revista nuestrAmérica, (23), e11553781. https://doi.org/10.5281/zenodo.11553781

Outros links deste artigo em repositórios externos

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.11553781

Plaudit

Resumo

O presente trabalho argumenta que o termo "biocolonialidade" é fundamental para compreender de uma nova maneira a genealogia das relações de forças políticas e jurídicas impostas na história ocidental a partir do século XVI. Nesse sentido, afirmamos que o processo histórico de conquista e colonização da América desempenha um papel fundamental, embora geralmente negligenciado, no desenvolvimento das "artes do governo" sobre as populações e os corpos que caracterizam a modernidade, ou seja, no curso da governamentalidade ocidental e sua complementaridade colonial do poder, uma questão que é especialmente evidente ao analisar alguns dos tópicos centrais que circundaram os discursos e estratégias implementadas para enfrentar os problemas de legitimidade do poder imperial espanhol, uma vez que este tentou governar o "Novo Mundo" durante a primeira metade do século XVI. Dessa forma, dando especial atenção às práticas discursivas e estratégias governamentais em torno da "condição do índio" e das causas da "guerra justa" que caracterizaram a modernidade inicial, propomos traçar algumas diretrizes gerais para novas genealogias de uma perspectiva biopolítica não eurocêntrica, a que nos referimos como o desenvolvimento da noção de biocolonialidade.

https://doi.org/10.5281/zenodo.11553781
PDF (ES)
HTML (ES)


Referências

Agamben, Giorgio. 1998. Homo Sacer. El poder soberano y la nuda vida. Valencia: Pre-Textos.

Agamben, Giorgio. 2005. Estado de Excepción. Homo Sacer, II, I. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.

Bhabha, Homi. 2002. El lugar de la cultura. Buenos Aires: Manantial.

Bernard, Carmen y Serge Grunzinski. 1996. Historia del Nuevo Mundo. Del Descubrimiento a la Conquista, la experiencia europea 1942-1550. Volumen I. México: Fondo de Cultura Económica.

Cajigas, Juan. 2007. «La biocolonialidad del poder. Amazonia, biodiversidad y ecocapitalismo», en El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, editado por Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel, 169-193. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central; Pontificia Universidad Javeriana.

Castro-Gómez, Santiago. 2007. «Michel Foucault y la colonialidad del poder». Tabula Rasa, n.º 6: 153-172.

Castro-Gómez, Santiago y Ramón Grosfoguel, eds. 2007. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central; Pontificia Universidad Javeriana.

Dussel, Enrique. 1994. 1492: el encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidad. La Paz: UMSA-Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación/Plural.

Dussel, Enrique. 2000. «Europa, Modernidad y eurocentrismo», en La colonialidad del Saber: Eurocentrismo y Ciencias Sociales. Perspectivas Latinoamericanas, compilado por Edgardo Lander, 39-51. Buenos Aires: CLACSO.

Foucault, Michel. 2000. Defender la sociedad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Foucault, Michel. 2002. Historia de la Sexualidad 1. La Voluntad de Saber. Buenos Aires: Siglo XXI.

Foucault, Michel. 2004. Seguridad, territorio, población. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Galceran, Montserrat. 2012. «El análisis del poder: Foucault y la teoría descolonial». Tabula Rasa, n.º 16: 59-77. https://www.redalyc.org/pdf/396/39624572005.pdf

Gines de Sepúlveda, Juan. 1951. Democrates segundo o De las justas causas de la guerra contra los indios. Madrid: Instituto Francisco de Vitoria.

Hanke, Lewis. 1967. La lucha española por la justicia en la conquista de América. Madrid: Aguilar.

Hanke, Lewis. 1974. El prejuicio racial en el nuevo mundo. Aristóteles y los indios de Hispanoamérica. México: Septentas.

Mignolo, Walter. 1998. The Darker Side of the Renaissance. Literacy, Territoriality and Colonization. Michigan: The University of Michigan Press.

Molina, Miguel. 1991. La leyenda negra. Madrid: Nerea.

Las Casas, Bartolomé de. 1993. Brevísima relación de la destrucción de las Indias. Madrid: Cátedra.

Las Casas, Bartolomé de. 1962. Tratado de Indias y el Doctor Sepúlveda. Caracas: Fuentes para la Historia Colonial de Venezuela.

Pagden, Anthony. 1998. La caída del hombre natural. Madrid: Alianza.

Quijano, Aníbal. 1999. «¡Qué tal raza!». Ecuador Debate, n.º 48: 141-52. http://hdl.handle.net/10469/5724

Quijano, Aníbal. 2000. «Colonialidad de Poder y Clasificación Social». Journal of World-Systems Research 6, nº 2: 342-86. https://doi.org/10.5195/jwsr.2000.228

Raffin, Marcelo. 2022. «Derivas de la biopolítica en la arena actual: las nociones de colonialidad y decolonialidad a partir de Michel Foucault». Meridional. Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos, n.º 19: 25-54. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8743466

Schwartz, Ernesto y Eduardo Restrepo. 2013. «Biocoloniality, Governance, and the Protection of ‘Genetic Identities in Mexico and Colombia». Sociology 47, n.º 5: 993-1010. https://doi.org/10.1177/0038038513494506

Vitoria, Francisco de. 1963. Las Relecciones de Indis y de Iure Belli de Fray Francisco de Vitoria. Washington D.C: Unión Panamericana.

Zavala, Silvio. 1935. Las instituciones jurídicas en la conquista de América. Madrid: Bernardino de Sahagún.

Zavala, Silvio. 1947. Filosofía de la Conquista. México: Fondo de Cultura Económica.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andrés Maximiliano Tello