Aprendizagem da etnomatemática a partir do construtivismo social de Vygotsky
HTML (ES)
PDF (ES)

Palavras-chave

construtivismo social
etnomatemática
saberes ancestrais.

Como Citar

Sánchez Castellón, E. . (2023). Aprendizagem da etnomatemática a partir do construtivismo social de Vygotsky. Revista nuestrAmérica, (22), e8417788. https://doi.org/10.5281/zenodo.8417788

ARK

https://nuestramerica.cl/ark:/53698.8417788

Resumo

A pesquisa teve como objetivo desenvolver um conjunto de diretrizes didáticas baseadas no construtivismo social vigotskiano para a aprendizagem de etnomatemática em ambientes onde a ancestralidade é prioritária. A metodologia utilizada está inserida na abordagem qualitativo-etnográfica, empregando observação participante e análise documental interpretativa como métodos e técnicas de pesquisa. Dentro dessa abordagem, foi utilizada a hermenêutica discursiva para estudar tanto os saberes matemáticos ancestrais quanto os princípios fundamentais derivados da visão construtivista vigotskiana para a aprendizagem. No contexto selecionado, os mais velhos, que preservam a língua materna —L1— Wayuu, são fontes inesgotáveis de conhecimento, atuando como elo entre escola e comunidade, com o professor atuando como facilitador da aprendizagem por meio do fazer. O estudo explora como, por meio de pedagogias indígenas, o ensino e a aprendizagem ocorrem na vida e para toda a vida. Os resultados desta análise demonstram a aplicação do construtivismo em ambientes etnoeducativos. Conclui-se que a aprendizagem significativa é baseada na motivação, mediada pelo professor como facilitador, permitindo que os alunos resolvam problemas aplicando o que aprenderam a situações reais que surgem em seu cotidiano.

https://doi.org/10.5281/zenodo.8417788
HTML (ES)
PDF (ES)

Referências

Aroca Araujo, Armando. 2008. «Pensamiento geométrico en las mochilas arhuacas». Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica 11, n.o 2: 71-83. ISSN 0123-4226. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-42262008000200009&script=sci_abstract&tlng=es

Aroca Araujo, Armando. 2016. «La definición etimológica de Etnomatemáticas e implicaciones en Educación Matemática». Revista Educación Matemática 28, n.o 2: 175-95. ISSN 1665-5826. https://www.redalyc.org/pdf/405/40546500007.pdf

Ausubel, David. 2002. Adquisición y retención del conocimiento. Barcelona: Paidós.

Ávila, Alicia. 2014.«La Etnomatemáticas en la educación indígena: así se concibe, así se pone en práctica». Revista Latinoamericana de Etnomatemáticas 7, n.o 1: 19-49. ISSN 2011-5474. https://www.redalyc.org/pdf/2740/274030901002.pdf

Bishop, Alan. 1999. Enculturación matemática: La educación matemática desde una perspectiva cultural. Barcelona: Paidós Ibérica. ISBN: 84-493-0720-1.

Bruner, Jerome. 1997. La educación, puerta de la cultura. Madrid: Visor.

Coll, César. 2000. «Constructivismo e Intervención Educativa». En El Constructivismo en la Práctica, colección Claves para la Innovación Educativa, n.o 2, dirigida por Artur Parcerisa Aran, 11-32. Barcelona: Graó. ISBN 84-7827-227-5.

Cuero Banguera, Gisel Yuranny, Ana Marien Manyoma Torres y Carmen Eliza Riascos Murillo. 2018. «Una experiencia significativa sobre la forma como miden y estiman el peso los lancheros de la bocana en el distrito de buenaventura». Ponencia publicada en las Memorias del 4to Encuentro Internacional de Investigación en Educación Matemática, volumen 3: 276-82. Realizado en la Universidad del Atlántico, 25 y 26 de octubre. Colombia. ISSN 2539-3219.

D’Ambrosio, Ubiratán. 1997. Etnomatemáticas: Entre las tradiciones y la modernidad. Madrid: Ediciones Díaz de Santos.

Fuentes, Camilo. 2019. «Etnomatemática para comprender la realidad: analizando la calidad de vida en algunos países de Latinoamérica». Revista Latinoamericana de Etnomatemática 12, n.o 1: 25-43. ISSN 2011-5474 https://www.redalyc.org/journal/2740/274060778003/html/

Hernández Rojas, Gerardo. 1999. «La zona de desarrollo próximo. Comentarios en torno a su uso en los contextos escolares». Perfiles Educativos, n.o 86: 46-71. ISSN 0185-2698. https://www.redalyc.org/pdf/132/13208604.pdf

Hernández Sampieri, Roberto, Carlos Fernández Collado y María del Pilar Baptista Lucio. 2014. Metodología de la investigación. México D.F.: McGraw-Hill / Interamericana Editores.

Hoz Molinares, Ever de la, Omar Trujillo Varilla y Molly Tun. 2017.«La geometría en la arquitectura de la vivienda tradicional arhuaca». Revista Latinoamericana de Etnomatemática 10, n.o 1: 37-49. ISSN 2011-5474. https://www.redalyc.org/journal/2740/274048277008/274048277008.pdf

Jurado Valencia, Fabio, Ligia Sánchez Castellón, Elda Cerchiaro Ceballos y Carmelina Paba Barbosa. 2013. «Práctica Pedagógica y Lengua escrita: una búsqueda de sentido». Revista Folios, n.o 37: 17-25. ISSN 0123-4870. https://www.redalyc.org/pdf/3459/345932040002.pdf

Martínez Migueles, Miguel. 2007. Ciencia y arte en la metodología cualitativa. México D.F.: Editorial Trillas.

Moreira, Marco Antonio. 2000. Aprendizaje significativo: teoría y práctica. Madrid: Aprendizaje Visor.

Oliveras, María Luisa y Verónica Albanese. 2012. «Etnomatemáticas en Artesanías de Trenzado: un modelo metodológico para investigación». Bolema 26, n.o 44: 1315-44. ISSN 0103-636X. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400010

Piaget, Jean. 1991. De la pedagogía. Buenos Aires: Paidós.

Rodríguez Llanos, Eder Enrique. 2022. «Matemáticas escolares emergentes en la elaboración de la mochila Wayúu: un estudio de observación participante en estudiantes de grado séptimo». Trabajo de grado de magister. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. http://hdl.handle.net/11349/29319

Sánchez Castellón, Emilce Beatriz. 2020. «Caminos interculturales. Praxis en el aula-comunidad, espacio de enseñanza y aprendizaje de etnoeducadores —Laachon Mayapo, Manaure, La Guajira—». Trabajo de grado. Universidad de La Guajira.

Saumell Marrero, Nilson. 2021. «La etnomatemática. Su importancia para un proceso de enseñanza aprendizaje con significación social y cultural». Revista Conrado 17, n.o 82: 103-10. ISSN 1990-8644. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v17n82/1990-8644-rc-17-82-103.pdf

Vargas Guillén, Germán. 1988. «Algunas características epistemológicas de la investigación documental». Revista de Ascolbi 1, n.os 3 y 4: 3-15. ISSN 0121-0203.

Vygotsky, Lev. 1978. Pensamiento y lenguaje. Madrid: Visor.

Vygotsky, Lev. 1995. Historia del desarrollo de las funciones psicológicas superiores, Madrid: Visor.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Emilce Beatriz Sánchez Castellón

Downloads

Não há dados estatísticos.