Mulheres tecendo a paz. Experiências Pedagógicas de Etnoeducação na Colômbia
PDF (ES)
XML (ES)
PDF Redalyc (ES)

Palavras-chave

Como Citar

Parra, Y. ., & Gutiérrez Montero, S. . (2019). Mulheres tecendo a paz. Experiências Pedagógicas de Etnoeducação na Colômbia: Array. Revista nuestrAmérica, 7(14), e6510251. https://doi.org/10.5281/zenodo.6510251

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa colaborativa realizada ao longo de quatro anos com estudantes do curso de Etnoeducação da Universidade de La Guajira, na Colômbia, especificamente o trabalho de Saray Gutiérrez, baseado nas experiências de mulheres kankuamas deslocadas na cidade de Riohacha. A metodologia é qualitativa, com abordagem interpretativa, tomando como referência a Matriz “TerritorioCuerpoMemoria” em diálogo com a fenomenologia, a partir da qual as diferentes narrativas que destacam a importância da autobiografia e da “Pedagogia Reconexão” são articuladas no texto. pesquisa educacional O objetivo principal é gerar caminhos metodológicos que, a partir da Etnoeducação, articulem as próprias pedagogias tecidas pelas mulheres no cotidiano, com os currículos escolares, afirmando a importância das línguas nativas e práticas ancestrais que, como tecer, cozinhar, Oralidade e espiritualidade constituem contribuições para a consolidação de uma agenda educativa para a paz.

https://doi.org/10.5281/zenodo.6510251
PDF (ES)
XML (ES)
PDF Redalyc (ES)

Referências

Cerruto, Leonel. 2005. Metodología Propia. Educación diferente. Cochabamba: Kawsay.

Cerruto, Leonel. 2009. “La experiencia de la Universidad Indígena Intercultural Kawsay (UNIK)”. En Instituciones Interculturales de Educación Superior en América Latina, coordinado por Daniel Mato. Venezuela: UNESCO-IESAL.

Decreto 1500. 2018. Colombia: Ministerio del Interior

Demozzi, Silvia. 2011. La struttura che connette. Gregory Bateson in educazione. ETS Pisa

Dussan, Alicia y Dolmatoff Reichel. 2012. La gente e Aritama, La personalidad cultural de una aldea mestiza de Colombia. Bogotá, D.C: Editorial Pontificia Universidad Javeriana (Opera Eximia).

Ellis, Carolyn, Tony Adams y Arthur Bochner. 2015. “Autoetnografía: un panorama”. Revista Astrolabio 14: 249 -273.

Esteva, Gustavo. 2009. “Más allá del desarrollo: La buena vida.” América Latina en Movimiento, 1 de julio. https://www.alainet.org/es/active/38110

Grosfoguel, Ramón. 2011. “Racismo Epistémico, Islamofobia Epistémica y Ciencias Sociales Coloniales”. Tabula Rasa 14: 341-55.

Gutiérrez, Saray. 2017. “Voces del silencio: lenguajes, lugares y tiempos de la memoria de la identidad kankuama. Narrativas y experiencias de vida cotidiana con mujeres, niñas y niños kankuamos desplazados residentes en Riohacha La Guajira, como ejercicio pedagógico de reconexión identitaria desde el modelo educativo propio del pueblo Kankuamo Malú Jogúki –OEK”. Monografía de grado de Licenciatura en Etnoeducación. Universidad de La Guajira.

Huanacuni, Fernando. 2010. Buen Vivir / Vivir Bien. Filosofía, políticas, estrategias y experiencias regionales andinas. Lima: Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas – CAOI. Consultado en www.dhl.hegoa.ehu.es/recursos/733

Manen, Max Van. 2016. Fenomenología de la práctica. Métodos de donación de sentido en la investigación y la escritura fenomenológica. Cali: Universidad del Cauca.

Organización Indígena Kankuama (OIK). 2006. MAKÚ JOGÚKI, Ordenamiento Educativo del Pueblo Indígena Kankuamo. Valledupar: Fundación E-Korúa.

Parra, Yolanda y Saray Gutiérrez. 2018. Diálogos interepistémicos: Ecologías, Territorialidades, Metodologías y Pedagogías Pluriversas para el Buen Vivir con Paz. Riohacha: Universidad de La Guajira.

Parra, Yolanda. 2013. “Oltre Oceano: Altri Orizzonti del Possibile. Epistemologie di Abya Yala e Progettualità Esistenziale”. Tesis doctoral. Universidad de Bolonia. http://amsdottorato.unibo.it/5428/1/PARRA_YOLANDA_TESI.pdf

Parra, Yolanda. 2013a. “Epistemologías de Abya Yala para una pedagogía de reconexión”. Pensar. Epistemología y Ciencias Sociales 8.

Parra, Yolanda. 2016. Plan de Desarrollo del Docente (Guía Propedéutica) Asignatura Didáctica Contextual Multí-Intercultural.

Santos, Boaventura de Sousa. 2009. Una epistemología del Sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. México: Siglo XXI

Toledo, Víctor. 2009. “¿Contra Nosotros? La Conciencia de Especie y una Nueva Filosofía Política, Cartografías para el Futuro”. Polis 8(22): 219-228.

Walsh, Catherine. 2009. “Hacia una comprensión de la interculturalidad”. Tukari 2(11): 6-7. http://www.tukari.udg.mx/sites/default/files/11.%20Interculturalidad%20y%20pueblos%20ind%C3%ADgenas.pdf

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Array

Downloads

Não há dados estatísticos.