Resumo
Em 2008 e 2009 surgieram os primeiros Estados plurinacionais na América Latina, causando grande impacto, ambos com procesos particulares que compartimentalizam alguns rasgos em comum, especialmente o peso das nacionalidades indígenas e os movimentos que encapsulam. Uma década das novas Constituições do Equador e da Bolívia, e a declaração de sua plurinacionalidade, são importantes as perguntas em torno dos alcances e as limitações da integração dos direitos indígenas nas Cartas Magnas, a política pública e a interação social. Uma das ferramentas que se amplificam a possibilidade de construir pontes entre as matrizes culturais diversas, é o pluralismo epistemológico, é de lá onde surge o interés pela reflexão que apresenta no texto, renunciando à entrada da metáfora da efervescencia para descrever os processos que se revelam nos países que agora são plurinacionais , buscando problematizar o conceito da interculturalidade e otras questões sobre o tema.
Referências
Banco Mundial. Indígenas en América Latina en el siglo XXI Disponible en: http://www.bancomundial.org/es/region/lac/brief/indigenous-latin-america-in-the-twenty-first-century-brief-report-page (consultado el 2/02/2018).
Castro-Gómez, Santiago. 2005, La poscolonialidad explicada a los niños. Popayán: Editorial Universidad del Cauca; Instituto Pensar.
Castro-Gómez, Santiago y Ramón Grosfoguel (eds.). 2007. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá; Siglo del Hombre Editores; Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos; Instituto Pensar.
CEPAL. Infografía de los pueblos indígenas en América Latina. Disponible en: https://www.cepal.org/es/infografias/los-pueblos-indigenas-en-america-latina (consultado el 2/02/2018).
Estermann, Josef. 2014. Colonialidad, descolonización e interculturalidad. Apuntes desde la Filosofía Intercultural. Polis. Revista Latinoamericana 38, 1-19. Recuperado de: http://polis.revues.org/10164 (consultado el 19/04/17).
Ospina, Pablo, Olaf Kaltmeier y Christian Büschges. 2009. Los Andes den movimiento. Identidad y poder en el nuevo paisaje político. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar; Corporación Editora Nacional.
Paz, Octavio. 1999. El Laberinto de la soledad. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.
Prada Alcoreza, Raúl. 2013. Epistemología, pluralismo y descolonización. Recuperado de: http://www.rebelion.org/docs/167277.pdf (Fecha de consulta 14/02/16).
Quijano, Aníbal. 1992. Colonialidad y Modernidad Racionalidad. Perú Indígena 13 (29), 11-20. Recuperado de: http://www.lavaca.org/wp-content/uploads/2016/04/quijano.pdf
Restrepo, Eduardo y Axel Rojas. 2010. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Popoyán: Editorial Universidad del Cauca; Instituto de Estudios Sociales y Culturales Pensar; Universidad Javeriana.
Said, Edward. 2007. Orientalismo. Barcelona: Editorial De Bolsillo.
Santos, Boaventura de Sousa y María Paula Meneses. 2016. Epistemologías del sur (perspectivas), Madrid: Ediciones AKAL.
Santos, Boaventura de Sousa. 2010. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce.
Wallerstein, Immanuel. 2005. Análisis de sistemas-mundo: una introducción. Ciudad de México. Siglo XXI editores.
Walsh, Catherine. 2009. Interculturalidad, Estado, Sociedad. Luchas (de) coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar; Abya Yala.
Walsh, Catherine, Walter Mignolo y Álvaro García Linera. 2006. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Ediciones del Signo.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Array